"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

29 de outubro de 2016

Opinião - "O Circo dos Sonhos", de Erin Morgenstern

O Circo dos Sonhos
de Erin Morgenstern

Edição: 2012
Páginas: 461
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722634267
Categoria: Ficção; Romance
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Este livro estava há tanto tempo na minha TBR que agora até tenho vergonha por não o ter lido mais cedo. Gostei tanto da história, tão bonita e, ao mesmo tempo, triste que nos envolve na sua magia de uma maneira tão especial que nem ligamos àqueles pequenos pormenores que não fazem sentido (e sim, há uns quantos).

Apesar de ser uma história cheia de magia, medição de forças, sonhos e imposições ancestrais, e de sentirmos, quase desde o início, uma melancolia e uma tristeza latente em cada personagem, no fundo esta é uma história de amor, tão forte que se inicia ainda antes dos seus actores pric«ncipais se conhecerem ou mesmo de saberem da existência um do outro. Basta um desafio criado entre dois homens, numa forma de imporem a sua superioridade perante o outro, para as vidas de Celia e Marco se unirem para a eternidade e para que uma linha invisível, mágica, comece a ser traçada, construída e desconstruída, desembocando no Circo dos Sonhos.

O Circo será o local onde Celia e Marco se irão defrontar, mas também será onde, secretamente, se irão admirar mutuamente e amar. O mais dramático de tudo? Nem sequer sabem conhecem a cara um do outro.
Sem querer, este duelo improvável e obrigatório irá envolver outras personagens, todas elas com as suas excentricidades, mas que irão contribuir para todo o esplendor do Circo que tantas pessoas irá deslumbrar em cada cidade por onde passa.
Nada será simples e todos aqueles ligados ao Circo sentirão na pele as consequências dos sonhos aprisionados e das obrigações alheias.

Como disse anteriormente, a história é tão bela e triste, lembrando-nos que seguir uma vida imposta por terceiros só pode trazer desolação e que seguir o coração será sempre a chave para a liberdade. No entanto, cada escolha feita tem consequências, nem sempre boas, mas com a força do amor e da amizade, e desde que nunca se deixe de sonhar, tudo é possível, tudo se consegue ultrapassar.

Encontramos algumas inconsistências na história e pormenores pouco explicados que acabam por não fazer muito sentido no desenrolar de toda a acção, mas são apenas pequenos pormenores que não tiram em nada a magia do livro.

E nem sequer vou entrar no grafismo de todo o livro, que é lindíssimo! Adorei tudo!

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com